segunda-feira, 22 de junho de 2009

Termo de Compromisso

O presente termo de compromisso constitui-se no compromisso total e formal da tutora de Ensino à Distância Andréia Menezes Quelhas em reconhecer, concordar e acatar, em caráter irrevogável, irretratável e incondicional os termos aqui citados.

Os itens se referem ao trabalho prático e a responsabilidade moral do tutor, enquanto guia dos alunos em cursos EAD, e precisam ser freqüentemente visitados para que não caiam no esquecimento.

1. Enquanto tutora, me comprometo a exercer minha função da melhor maneira possível independente do sistema de tutoria, do ambiente de aprendizado e da integração possível, ou não, entre eles. Prometo utilizar tanto as ferramentas do ambiente quanto a interatividade do sistema tutoria para:
a) Forçar ao máximo a integração entre eles, a fim de promover uma aprendizagem de qualidade para os alunos.
b) Mediar e integrar a turma, através das ferramentas do ambiente, facilitando a organização de seus estudos através de feedbacks contínuos e propostas de auto-avaliação, com a finalidade de potencializar a autonomia dos alunos.
c) Não olhar para a mediação da turma como uma comum e rotineira tarefa de um tutor, mas como uma forma de me aproximar dos alunos, não só pelos fóruns de discussão, mas através de atividades como chats e wikkis.
d) Chegar perto dos alunos, conhecer seus hábitos de estudo e utilizar essas informações para interferir beneficamente na organização de seus estudos.
e) Dar conselhos sobre o que e como um determinado assunto pode ser melhor estudado.
f) Tornar-me parte integrante da turma, sem esquecer minhas responsabilidades como tutora, principalmente nos momentos em que forem necessários “puxões de orelhas” ou posições mais firmes sobre algum assunto.
g) Utilizar todas as possibilidades de feedback que o ambiente me oferecer para dar um retorno amigável aos alunos sobre suas atividades.
h) Estudar as possibilidades da plataforma utilizada a fim de criar estratégias de auto-avaliação onde os alunos avaliem suas próprias atividades e, junto comigo, tutor, determinem o que precisa ser melhorado no processo de estudo.

2. Declaro me comprometer a zelar pela interatividade do sistema de tutoria, levando sempre em consideração as relações interpessoais. Para cumprir este compromisso, tomarei as seguintes providências:
a) Estarei sempre disponível para os alunos, não só para sanar dúvidas, como para me aproximar deles a fim de tornar mais interessante o aprendizado. E para isso, utilizarei todas as ferramentas possíveis dentro da plataforma.
b) Darei todo suporte necessário para que os alunos se tornem co-autores do curso, através de uma construção colaborativa de materiais.
c) Nunca darei feedbacks monossilábicos a respostas ou questionamentos dos alunos, seja nos fóruns ou em qualquer outra atividade/ferramenta de aprendizagem.
d) Promoverei a interatividade em todos os cursos que tutoriar, fazendo com que os alunos participem ativamente de todas as atividades que dependam de interatividade.

3. Assumo total responsabilidade em prezar e lutar pela autonomia de meus alunos, assim como valorizar cada esforço e tentativa que eles fizerem. Nesse âmbito, prometo:
a) Promover a autonomia de meus alunos no ambiente de curso através de dicas de navegação espalhadas pelo próprio ambiente nos locais em que mais for auxiliá-los.
b) Incentivar meus alunos a participarem das atividades interativas como fóruns, chats e wikis com o objetivo de que eles adquiram confiança ao escrever os textos das atividades e se sintam motivados a buscar outras e novas fontes de estudo.
c) Não repetir práticas de outros tutores sem estudar se serão úteis para a realidade de meus alunos.
d) Ser paciente com meus alunos para que dessa forma eles se sintam a vontade com a possibilidade de erro e tenham mais coragem para tentar e inovar.
e) Estudar meus alunos para ficar a par de seus conhecimentos e experiências prévias e dessa forma montar as estratégias corretas para incentivá-los a seguirem seus próprios caminhos.
f) Apoiar as agendas de estudo que meus alunos elaborarem.
g) Não criticar iniciativas próprias, mesmo que em um primeiro momento pareçam equivocadas.
h) Nunca esquecer a frase: "Quanto mais liberto da tutoria, mais imerso na autonomia".

Como último compromisso deste termo, me comprometo a revisar este documento periodicamente para, com base em novos conhecimentos teóricos e experiências práticas recém-adquiridas, retirar ou inserir tópicos a fim de tornar o documento atual e realmente relevante para meu trabalho enquanto tutora e para a dinâmica de aprendizagem de meus alunos.

Nenhum comentário: