sexta-feira, 5 de junho de 2009

A contrução de comunidades virtuais - Aldeia Global

Durante a maior parte da história os conhecimentos eram passados verbalmente de geração para geração. A tradição tornava a comunicação lenta, mas isso não era problema já que o tempo também passava mais devagar nesta época. Depois de séculos de dominação do verbal, o ciclo foi quebrado com a invenção da prensa, por Gutemberg. A relação das pessoas com a linguagem escrita e com a mídia, começou um processo que, hoje, conhecemos muito bem: o isolamento das pessoas. Cada um podia ler o seu jornal e saber do que ocorria sem precisar conversar com outras pessoas. Apesar do isolamento perdurar até hoje, a tradição oral teve outro auge com o surgimento do rádio. Em seus primórdios, o rádio, retornou com a tradição oral e diminuiu o isolamento, reunindo as famílias ao seu redor para ouví-lo.

Marshall Mcluhan, filósofo canadense, percebendo esse relacionamento das pessoas com o rádio, dizia que estavamos voltando aos tempos de convivência tribal, e denominou o mundo interligado pela tecnologia eletrônica como "Aldeia Global".

Em seu livro, "Understanding Media", Macluhan prega que independentemente do que transmite, o meio de comunicação passa a ser a própria mensagem, à medida em que modifica os comportamentos. Desta forma, "a mídia é a mensagem!"

Não podemos deixar de lembrar dos meios de comunicação mais "atuais" que modificaram nosso comportamento. Hoje, quando falamos ao celular, por exemplo, não conseguimos nem lembrar como viviamos antes de ele existir. O mesmo acontece com o computador e o acesso à internet que aproxima pessoas de uma forma que nossos avós nunca imaginaram que poderia acontecer. Mais do que meios de comunicação, o celular e o computador, passaram a integrar nossas vidas e hoje, comunicam se somos modernos ou antiquados, informatizados ou analfabetos tecnologicos. Em outras palavras, mais do que meios de comunicação, o celular e computador passaram a ser a própria mensagem transmitida. Como diria o próprio Mcluhan: "O meio é a mensagem!".


Mas o que isso tudo tem a ver com educação, e principalmente, com Educação à Distância?

Simples, McLuhan foi o primeiro filósofo a traçar um paralelo entre Comunicação e Educação. Apesar de quase ninguém acreditar em suas teorias, há mais de 30 anos atrás ele já afirmava:"Uma rede mundial de computadores tornará acessível, em alguns minutos, todo tipo de informação ao mundo inteiro". Mais do que isso, ele considerava que o ponto de partida para a educação não era o conteúdo do livro, mas a vontade do aluno em aprender. Em EAD, esse é o ponto fundamental, já que os alunos não precisam estar presentes em sala de aula, o que os motiva é quase que exclusivamente sua vontade de aprender. Não é a toa que estudos de diversas escolas apontam alunos com mais de 30 anos os com as melhores notas em cursos à distância. Com esta idade, o aluno já é maduro, e estuda por que realmente quer.

Sempre surpreendente, o filósofo deu, em sua época, quando ainda não existia internet, uma valiosa dica de como ser um bom tutor de ensino à distância: "A tarefa educativa não é fornecer, unicamente, os instrumentos básicos da percepção, mas também desenvolver a capacidade de julgamento e discriminação através da experiência social corrente". Apesar de criticado, as teorias de Mcluhan vem se tornando realidade com a contextualização do ensino e o uso da mídia como aliada na educação. Viva McLuhan!

Nenhum comentário: