segunda-feira, 22 de junho de 2009

A contrução de comunidades virtuais - Caixa de Ferramentas

Plataforma educacional é todo software que permite o uso de ferramentas de comunicação e aprendizagem. Cada plataforma possui pontos positivos e negativos, e por isso, é preciso conhecer a fundo a plataforma que você usa e as ferramentas que você possui para que as soluções para os problemas do dia-a-dia sejam resolvidos de forma conveniente para o aluno e para o tutor.

“Se a sua única ferramenta é um martelo, você tende a ver todo problema como um prego!” Abraham Kaplan (1964).

É muito importante termos a ferramenta correta, assim como, saber usar a ferramenta correta.

Atualmente, o software educacional mais usado no mundo é o Moodle (www.moodle.org). O programa é gratuito e utilizado por praticamente todas as Universidades Públicas no Brasil. Ele foi criado pelo australiano Martin Dougiamas, em 2001, como parte de sua tese de doutorado, e significa Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment.



O moodle permite inúumeras atividades que disponibilizam a atividade para o aluno, medem seu aprendizado, incentiva a sua interação com os colegas, e ainda gera relatórios disso tudo para os tutores/gestores/administradores do curso e do sistema. (Em breve, publicaremos informações sobre as principais ferramentas do moodle e seus usos possíveis).

O grande ponto fraco do moodle é sua interface que não é muito amigável para os usuários, mas pode ser incrivelmente modificada pelo designer que projetar seu tema. Alguns exemplos:

Tema Padrão
Tema Simples


Temas elaborados por designers especializados

Os temas elaborados foram criados pelos designers da empresa Literis.


Nenhum comentário: