segunda-feira, 29 de junho de 2009

Plataforma Moodle

O Moodle (ou Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é uma das plataformas de apoio a aprendizagem mais divulgadas e utilizadas no Brasil. O sistema é um tipo de LMS (Learning Mangment System) com CMS (Course Managment System), formando um LCMS (Learning and Course Managmente System). O software também pode ser utilizado como gerenciador de conteúdo, porém é necessário bastante experiência com a ferramenta, além de apoio de desenvolvedores e webdesigners, para que dê tudo certo.

Criado em 2001, pelo educador e cientista computacional, Martin Dougiamas, o Moodle surgiu como uma opção gratuíta de plataforma de ensino online. O próprio Martin, já havia sofrido com as limitações de LMSs de código fechado, quando deciciu criar um sistema de qualidade, com código aberto. O primeiro moodle, foi criado por Dougiamas como parte de sua tese de doutorado, e hoje conta com inúmeros colaboradores.

Martin Dougiamas

O Moodle possui atividades que podem ser configuradas de acordo com a necessidade da turma, como: questionário, chat, fórum, lição, blog, enquete, entre outros, além de ser compatível com o padrão SCORM 1.2 e permitir a disponibilização de arquivos para download e exibição de vídeos. Mas ele não é o único. Existem inúmeras plataformas parecidas, mas o Moodle, por contar com uma imensidão de programadores voluntários, tem crescido muito a cada ano. Hoje, ele já é utilizado por todas as Universidades Públicas brasileiras que possuem cursos à distância. Além disso, também é adotado por diversas empresas privadas que encontraram nele a possibilidade baratear os custos do treinamento de seus funcionários.

A plataforma Moodle pode ser definida como uma caixa de ferramentas modular para o desenvolvimento de atividades e tarefas online e para a criação de comunidades de aprendizagem. É um programa em constante desenvolvimento, o que o torna bastante vivo. E não é preciso ser voluntário do Moodle para programar para ele. As empresas que o adotam, em geral, possuem em seus quadros, desenvolvedores que criam módulos personalizados de acordo com a realidade da instituição. Além dos módulos, também é possível a criação e utilização de blocos, que ficam localizados nas laterais das páginas e fornecem informações úteis aos alunos. Útil para os alunos e para os tutores e professores, o Moodle permite que o profissional de ensino avalie constantemente seu conteúdo, adaptando-o para cada grupo de alunos.

O Moodle também é pensado para que haja interação entre seus usuários. Além de todas as ferramentas que permitem esse contato, como chats, fóruns e instant messeger, no Moodle, cada participante possui um perfil que pode ser preenchido por ele próprio com informações pessoais que incentivam a interação com os colegas como em uma rede social.

Números do Moodle
- 1000 downloads do Moodle são feitos todos os dias
- 17000 sites Moodle são registrados pelo mundo
- 160 países possuem sites Moodle registrados
- 75 línguas diferentes já possuem pacote para o Moodle
- 4000 usuários participam dos fóruns do site oficial do Moodle em inglês
- 1300 usuários participam dos fóruns do site oficial do Moodle em espanhol
- 200 usuários participam dos fóruns do site oficial do Moodle em francês

Nenhum comentário: