quinta-feira, 4 de junho de 2009

Perfil de Aluno de Ensino à Distância

O aluno com o perfil traçado abaixo é funcionário de uma empresa a qual minha instituição presta serviços educacionais. Por políticas de sigilo da empresa-cliente, não posso citar seu nome. A empresa é uma multi-nacional e possui uma política de capacitação dos funcionários em diversas áreas, de capacitação para o trabalho à capacitação pessoal. Grande parte dos cursos disponibilizado têm caráter obrigatório para os alunos, que têm seus resultados enviados para a matriz da empresa.

Idade: 36 anos
Sexo: Masculino
Formação: Bacharel em Administração
Cargo na empresa que trabalha: Representante de Vendas
Disciplinas que estuda: Treinamento Interativo de Compliance (sobre boas práticas no trabalho) e Treinamento Interativo Escreva Certo (sobre normas para se escrever emails corporativos).
Tempo disponível para o estudo: 2 a 3 horas por semana
Interesses no curso: Terminar o conteúdo o mais rápido possível.
Motivação: Obrigatoriedade no cumprimento das etapas.
Estratégia de aprendizagem: Anotar em um papel os pontos que achar com possibilidade de aparecerem nas avaliações dos fins de módulos.

Tempo de contato com EAD: 2 anos
Conhecimentos de Informática: Usuário básico de computador e internet (usa o computador principalmente para ver emails da empresa e preparar relatórios para seu gerente).
Horário que acessa a internet para estudar: Depois das 23 horas.
Periodicidade de acesso à internet: Pelo menos 1 vez por dia.

Este relatório foi preparado para cumprir uma etapa do curso de Pós-Graduação “Planejamento, Implementação e Gestão de Ensino à Distância” e mostra um perfil diferente do da maioria de estudantes de EAD. Apesar de diferente da maioria, é um perfil bem comum dentro do ambiente corporativo, onde os alunos são tratados como usuários que precisam realizar o curso e ponto final.

Enquanto preparava o relatório, me lembro que pensei muito sobre Motivação. Sem a motivação certa, os alunos não aprendem e, pior, começam a achar que o Ensino à Distância não é um método válido de educação.

Fica o alerta.

Nenhum comentário: