segunda-feira, 21 de maio de 2012

Facebook X Moodle


O facebook.... fenomeno total na internet. Eu mesma, passo o dia com uma, das incontáveis, abas do Chrome aberta nele. Mas no que isso é importante para a EaD? E o Modle nessa história toda?

Vejo essa importância sob dois aspectos: familiaridade com a internet e funcionalidades.

1) Familiaridade com a internet
Quanto mais tempo a pessoa fica online, mais intimidade ela tem com o computador. Isso não se significa que ela vai se transformar em expert só por que passa muito tempo conectada. Mas a verdade é que, quem fica online por muito tempo se sente a vontade na frente da tela.
E é aí que entra a Educação. Se o aluno se sente a vontade na frente do computador, ele também vai ficar a vontade para estudar por esse canal! Ou seja, a interação dele com os AVAs será mais próxima e amigável.

2) Funcionalidades
Já diz o ditado "Em time que está ganhando não se mexe". O que faz o sucesso do facebook? O curtir? O compartilhar? A possibilidade de comentário? A conversa? As fotos?
Vou estreitar a pergunta: o que o seu publico-alvo mais gosta no facebook?
Com essa resposta em mente, você poderá moldar sua plataforma de um jeito que ela passe a ter também a mesma funcionalidade.

Vou citar um exemplo: Um cliente meu que nunca tinha acessado o facebook percebeu que seu público adorava a rede social. Então, resolveu fazer um perfil, passou alguns dias observando, e nos encomendou algumas customizações:
- Os vídeos, arquivos e páginas terão um botão curtir
- Os usuários editarão seus perfis de forma que saberão quem tem as mesmas preferências que eles
- Teremos um box de últimas ações dos usuários para que todos saibam o que os colegas estão fazendo.
E isso tudo, no Moodle!

Fazendo um jabá da Líteris, se você tem ideias diferentes para seu moodle, ou deseja aproximá-lo de uma rede social, entre em contato conosco! Clique aqui.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cursos Online para Crianças


Há um tempo atrás tivemos um embate sangrento no escritório sobre cursos online para crianças. O tema era tenso: dá para trocar a convivência de sala de aula por aulas virtuais no ensino fundamental?

Acredito que tudo precisa evoluir, mas que é preciso resguardar alguns conceitos e tradições, para que não percamos a âncora com o passado.

Sou hard user de um bocado de bugingangas tecnológicas. Fico sem chão quando esqueço o celular em casa. Mas quero que meus filhos saibam o que é folhear um livro, ler um jornal sujando as mãos com a tinta barata que eles são impressos, e, princpalmente, que tenham amigos que possam abraçar.

Acho que os cursos online e até o apoio ao presencial está sendo muito mal utilizado ainda. Dá para explorar muito mais. Afinal, a internet é o lugar onde as crianças e adolescentes passam a maior parte do dia (já levando em conta que ela está na palma das mãos por causa dos celulares e tablets).

Pensando nisso, você acha mesmo que um garoto de 15 anos vai abrir um livro e estudar feliz da vida? Nem na nossa época era assim! Imagina agora que temos todo um mundo de informações e entretenimento ao alcance das mãos!

Então, o que tenho a dizer sobre cursos online para criança é: use e abuse! Mas nunca, nunca mesmo, tire a crinaça do convívio com outras crianças. A sociedade do futuro agradece!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Consultoria para EAD em Empresas


A modalidade de Ensino à Distância Online tem crescido muito no meio corporativo.
Antigamente, as maiores consumidoras de e-learning eram as empresas farmacêuticas que treinam seus colaboradores desde sempre. Mas hoje em dia, qualquer empresa de médio a grande porte, que entende a importância de treinar, acaba caindo no ead.

Acredito que isso acontece por que a dinâmica do mundo e o perfil dos funcionários mudou. Existe uma necessidade latente de fazer as informações e conhecimentos correrem pela empresa e isso é muito dificultado pela volatilidade dos profissionais (que mudam de emprego constantemente atrapalhando o compartilhamento das informações da empresa) e pela própria falta de tempo e excesso de trabalho.

O EAD ajuda significamente nessa questão por que permite:
- Ensinar aos novos colaboradores as políticas da empresa de forma dinâmica, sem precisar deslocar um profissional para isso sempre que alguém novo é contratado
- Treinar os colaboradores em pontos específicos necessários para eles exercerem bem suas funções na empresa
- Controlar o desempenho dos colaboradores nos cursos que eles fazem pela empresa
- Perpetuar ensinamentos dos colaboradores, mesmo depois de eles não estarem mais ligados à empresa

Tudo isso é possível através de uma ferramenta de ensino e controle chamada LMS (Learning Managment System), que é, nada mais nada menos que uma Plataforma de Ensino à Distância.

Aqui na Líteris Treinamento Online, onde eu trabalho, nós utilizamos a plataforma Moodle e damos suporte a todas as outras plataformas.
O suporte é interessante por que, geralmente, o profissional de TH ou de treinamento, não tem domínio de ferramentas online. Então, através desse suporte nós recebemos os pedidos de publicação, edição e exclusão de materiais da plataforma e executamos. O nome que demos a esse serviço é: Suporte Operacional. Veja abaixo um vídeo que explica o Suporte Operacional.



Então, se você é do meio corporativo, ou acha que esse tipo de suporte pode ajudar a alavancar o projeto EAD de sua empresa, fique a vontade para entrar em contato.

terça-feira, 20 de março de 2012

Como fazer a gestão de um curso à distância

Ser gestor de um curso à distância não é muito diferente do que ser gestor de qualquer outra coisa. É preciso empenho e envolvimento.
Mas com base nas experiências boas e ruins pelas quais já passei - e já vi passarem - seguem algumas dicas:

1) Se não for obrigatório, precisa ser desejável
No caso de você precisar gerir um curso à distância que os alunos não são obrigados a realizar, você precisa alinhar os objetivos de estudo com eles.
A partir disso, junto com o produtor do conteúdo, professor ou tutor, alinhe o curso o máximo possível dentro dos objetivos dos alunos.
Também é recomendável que sejam feitas revisões ao longo do curso, para verificar se o objetivo ainda é o mesmo e se os alunos continuam alinhados com ele. Caso existam mudanças, é preciso adaptar o curso.

2) Seja metódico
Estabeleça metas e específique como pretende alcança-las.
Não adianta dizer somente: Quero 70% de adesão ao curso. Você precisa dizer, por exemplo: "Quero 70% de adesão ao curso e para conseguir isso vou fazer contato telefonico com todos os alunos para incentivá-los", ou, "Quero 70% de adesão ao curso e para conseguir isso vou dar um prêmio a todos que participarem", e assim por diante.

3) Se puder pedir ajuda, peça
Se você tiver como dispor de ajuda, como um um tutor que te auxilie com a comunicação com os alunos. Utilize-se dessa pessoa.
Vai ser de grande ajuda para não te atolar e os alunos vão se sentir mais assistidos.

4) Dê feedbacks
Informe aos alunos como está o andamento da turma, e, se possível, faça comunicações individuais informando como está o desempenho de cada um.
Mesmo que você tenha tutores te auxiliando, escolha alguns alunos para você mesmo fazer o contato. Eles se sentirão importantes e o boca-a-boca dará um gás na motivação.

5) Aponte caminhos
Se algo ficar fora do esperado, não se limite a informar que está fora do esperado. Diga o que deve ser feito para voltar ao rumo.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Como realmente aprender estudando a Distância?

Assim como datilografar em uma máquina de escrever não é igual a digitar em um computador, aprender em um curso à distância não segue a mesma receita que seguimos para aprender em cursos presenciais. Desde crianças aprendemos no presencial. Nossas primeiras lições, ainda com nossos pais, são presenciais, então, é normal termos dificuldades para aprender com professores e colegas que não conhecemos de verdade.
Não existe um jeito certo e infalível de aprender à distância, mas vou dar 3 dias valiosas para alunos de EaD.

Se programe
Não adianta ficar fazendo discurso de "Posso estudar na hora que quiser". Apesar de isso ser uma verdade, você precisa de um mínimo de disciplina. Então, escolha o melhor dia/horário para você e dê total prioridade ao estudo nesse período de tempo escolhido.

Sugue todas as atividades
O professor colocou um fórum? Participe ativamente!
Colocou um questionário de exercício para revisão? Faça e refaça o exercício várias vezes.
Colocou um texto? Leia!
Vai ter um chat? Participe!
Você tem acesso ao telefone/email dos colegas? Interaja!

Acredite!
Não faça coro com as pessoas que dizem que não é possível aprender via EaD. Acredite e defenda a modalidade.
Isso não só vai ajudar a modalidade a se estabelecer de vez, mas vai fazer você ter confiança no que está fazendo.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Estudando online para Concursos Públicos

Em todos os setores da sociedade - do educacional ao corporativo - o ensino à distância tem tomado cada vez mais espaço. E não podia ser diferente para os concurseiros.

As aulas telepresenciais ainda são o grande destaque, mas já existem muitas escolas virtuais. Elas se localizam principalmente em São Paulo, mas no Rio já existem algumas opções. Mas isso não é importante, por que a escola poderia ser no Acre que você poderia participar dele assim mesmo.

A média de preço está entre R$300 e R$600, variando de acordo com o tipo de concurso.

Agora, assim como tudo que compramos na internet, é importante conhecer sobre a instituição antes de comprar o curso. Busque informações sobre o curso, procure pela opinião de outros estudantes, enfim, corre atrás de saber o máximo possível antes comprar.

Bom estudo e boa prova!


Pesquisa:
r7.com
Revista Exame Online

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Como motivar a Geração Z

Quem são eles?
São pessoas nascidas a partir de 1993. Hoje, eles tem 18 anos ou menos.
Possuem uma particularidade interessante: nunca passaram por uma migração digital. Eles cresceram em um mundo em que os computadores e internet já estavam consolidados.

Como eles vêem a vida?
A geração Z enxerga a vida como uma oportunidade. Possuem espírito empreendedor e se sentem confortável com tudo o que é interativo.

Como motivar a geração Z a estudar online?
A chance de estudar online já é uma motivação para a geração Z, mas o ponto principal é o desafio.
Desafiar essa garotada é primordial para se sentirem motivados. Isso pode ser feito de várias maneiras, mas talvez a mais interessante seja permitir que pesquisem, que criem suas trilhas de conhecimento, que sejam seus próprios mentores. Isso, é claro, em cima de metas finais pré-definidas.

Os professores e tutores não são da geração Z, e por isso, tem grande dificuldade em entendê-los. É preciso uma dose extra de boa vontade para entender e aceitar a nova geração.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Como motivar a Geração Y

Quem são eles?
São pessoas nascidas entre 1979 e 1992. Hoje, eles tem entre 32 e 19 anos.
Cresceram enquanto a Revolução Tecnológica estava acontecendo e ajudaram a concretizar a internet.

Como eles vêem a vida?
Seus principais ideais de vida são a globalização e diversidade, que permitem a satisfazerem seus desejos consumistas.
Para a geração Y, ficar online é uma constante. Podemos inclusive dizer que eles "estão" online, o tempo todo.

Como motivar a geração Y a estudar online?
1) Redes sociais
Não adianta ter somente um ambiente virtual de aprendizagem. Não adianta ser formal. Se os conteúdos publicados no ambiente de treinamento, ou que tenham cunho interessante para os alunos, forem publicados no twitter ou facebook terão uma adesão muito maior.
O recurso "Grupos" do Facebook é bastante interessante para manter o grupo unido, e ao mesmo tempo informar o que é importante.

2) Relacionamento online
A geração Y está acostumada a se relacionar virtualmente. Em geral, fazem mais contatos online que pessoal durante um dia normal de trabalho ou estudo. Fomentar essa caracterísitca, através de incentivos a adicionarem os colegas de curso em suas redes sociais, gtalk e msn é mais interessante que trocarem números de celular.

3) Possibilidade de estudar em qualquer lugar
O conteúdo precisa estar disponível para acesso via computador, tablet e celular. A geração Y está online o tempo todo e se o conteúdo estiver disponível nos formatos citados, uma fila de banco pode virar uma sala de aula se o aluno estiver com o celular em mãos.

4) Não ter tempos e prazos definidos
A geração Y não aprende por pressão. Pode até estudar, mas não aprende. O ideal é que eles tenham os conteúdos disóníveis e datas de provas para realizar ou trabalhos a entregar. Ou seja, um deadline, mas não vários. Do início do curso à avaliação, eles devem poder navegar livremente pelo conteúdo, na ordem e ritmo que preferirem.

5) Rankeamento constante
No mundo globalizado em que cresceram, ser melhor que o restante é uma busca constante. Se você tiver rankeamentos de quem fez mais tarefas, quem ficou mais tempo online, quem tirou as melhores notas, com certeza motivará seus alunos da geração Y a estudar.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Como motivar a Geração X

Quem são eles?
São pessoas nascidas entre 1965 e 1978. Hoje, eles tem entre 45 e 35 anos.
Eles criaram a internet e iniciaram uma grande revolução tecnológica no mundo.

Como eles vêem a vida?
Por passarem Movimento Hippie e Revolução Sexual, tem uma visão mais desapegada das coisas materiais.

Como motivar a geração X a estudar online?
1) Eles acham que sabem tudo de tecnologia
Eles viram o mundo mudar. Ajudaram a máquina de escrever a se transformar em computador. Por isso, acreditam saber tudo de tecnologia. É preciso tutores e atendentes de suporte com paciência para lidar com isso. Eles precisarão de ajuda, mas possivelmente não pedirão diretamente.

2) Cursos de média duração
Assim como os babyboomers, a Geração X foi criada em uma escola tradicional. Por isso, a formação formal ainda é muito importante para eles. Cursos de média duração são ideal.

3) Valorizam a interação social
Por serem muito comunicativos e gostarem de contar suas experiências, é importante que haja interação social durante o curso. Marcar horários específicos para bate-papos online irá agradar bastante seus alunos da geração X. Só não conte com sua presença caso seja uma sala virtual aberta. Eles estão dispostos a agendar um horário e participar, mas não a entrar em um chat sem motivo aparente.

4) Provas e notas avulsas
como citamos anteriormente, a geração X foi criada na escola tradicional, ou seja, fazendo prova para conseguir nota. Mas sempre odiaram isso. Logo, eles identificam as provas como importantes, mas gostam quando podem complementar suas notas com trabalhos extras.

5) Certificados de conclusão
Para a geração X o ensino formal é muito valorizado. Logo, para motivá-los, os cursos precisam ter um diploma, um certificado de conclusão. Isso serve para eles como uma meta a ser alcançada.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Como motivar os babyboomers

Quem são eles?
São as pessoas nascidas entre 1946 e 1977. Hoje eles tem entre 45 e 65 anos.
Eles viram o mundo se reconstruir após a segunda-guerra mundial e a atual política economica do mundo ser criada.

Como eles vêem a vida?
São tradicionalistas. Entraram em seus empregos ainda jovens, com a intenção de ficar lá até a aposentadoria.
Gostam de rotina e continuidade.

Como motivar babyboomers a estudar online?
1) Disposição para ajudá-los nas questões técnicas
Os babyboomers não tem familiaridade com computadores e internet. Por isso, qualquer dificuldade técnica pode tirá-los da trilha de conhecimento.
Ter um suporte que os ajude ou mesmo criar uma rede de contatos dos mais "antenados" com os mais leigos, é fundamental para que eles não desistam no meio do caminho.

2) Cursos de média duração
Cursos muito curtos darão a eles a impressão de que não aprenderam nada.Cursos muito longos vão deixá-los cansados e desmotivados.
O ideal são cursos em que eles precisem ficar pouco tempo efetivamente online, mas que possam seguir um roteiro de estudo programado pelo professor com prazos a serem cumpridos.

3) Cursos que tenham algum tipo de interação social, se possível fora do ambiente virtual
Babyboomers gostam de contato pessoal. São de um tempo em que falar pelo computador era coisa de filme. Então, se for possível marcar encontros presenciais - mesmo que somente para confraternização - com certeza seus alunos ficarão felizes.
Distribuir listas com telefones dos outros alunos da turma também é uma estratégia bastante eficaz, já que eles preferem interagir por telefone que pelo computador.

4) Materiais impressos
Todo material disponibilizado para estudo online também deve estar disponível para impressão. Babyboomers preferem ler no papel do que na tela. A maioria deles irá acessar a plataforma LMS, imprimir o material, e estudar offline.

5) Provas
Como bons tradicionalistas, babyboomers acreditam nas provas. Durante toda a vida eles foram avaliados numericamente pelos professores e se sentem mais seguros dessa forma. Então, marcar provas, sempre oferencendo um material de revisão antes, é fundamental para deixá-los motivados.