quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Como motivar os babyboomers

Quem são eles?
São as pessoas nascidas entre 1946 e 1977. Hoje eles tem entre 45 e 65 anos.
Eles viram o mundo se reconstruir após a segunda-guerra mundial e a atual política economica do mundo ser criada.

Como eles vêem a vida?
São tradicionalistas. Entraram em seus empregos ainda jovens, com a intenção de ficar lá até a aposentadoria.
Gostam de rotina e continuidade.

Como motivar babyboomers a estudar online?
1) Disposição para ajudá-los nas questões técnicas
Os babyboomers não tem familiaridade com computadores e internet. Por isso, qualquer dificuldade técnica pode tirá-los da trilha de conhecimento.
Ter um suporte que os ajude ou mesmo criar uma rede de contatos dos mais "antenados" com os mais leigos, é fundamental para que eles não desistam no meio do caminho.

2) Cursos de média duração
Cursos muito curtos darão a eles a impressão de que não aprenderam nada.Cursos muito longos vão deixá-los cansados e desmotivados.
O ideal são cursos em que eles precisem ficar pouco tempo efetivamente online, mas que possam seguir um roteiro de estudo programado pelo professor com prazos a serem cumpridos.

3) Cursos que tenham algum tipo de interação social, se possível fora do ambiente virtual
Babyboomers gostam de contato pessoal. São de um tempo em que falar pelo computador era coisa de filme. Então, se for possível marcar encontros presenciais - mesmo que somente para confraternização - com certeza seus alunos ficarão felizes.
Distribuir listas com telefones dos outros alunos da turma também é uma estratégia bastante eficaz, já que eles preferem interagir por telefone que pelo computador.

4) Materiais impressos
Todo material disponibilizado para estudo online também deve estar disponível para impressão. Babyboomers preferem ler no papel do que na tela. A maioria deles irá acessar a plataforma LMS, imprimir o material, e estudar offline.

5) Provas
Como bons tradicionalistas, babyboomers acreditam nas provas. Durante toda a vida eles foram avaliados numericamente pelos professores e se sentem mais seguros dessa forma. Então, marcar provas, sempre oferencendo um material de revisão antes, é fundamental para deixá-los motivados.

Nenhum comentário: