quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Como motivar a Geração Y

Quem são eles?
São pessoas nascidas entre 1979 e 1992. Hoje, eles tem entre 32 e 19 anos.
Cresceram enquanto a Revolução Tecnológica estava acontecendo e ajudaram a concretizar a internet.

Como eles vêem a vida?
Seus principais ideais de vida são a globalização e diversidade, que permitem a satisfazerem seus desejos consumistas.
Para a geração Y, ficar online é uma constante. Podemos inclusive dizer que eles "estão" online, o tempo todo.

Como motivar a geração Y a estudar online?
1) Redes sociais
Não adianta ter somente um ambiente virtual de aprendizagem. Não adianta ser formal. Se os conteúdos publicados no ambiente de treinamento, ou que tenham cunho interessante para os alunos, forem publicados no twitter ou facebook terão uma adesão muito maior.
O recurso "Grupos" do Facebook é bastante interessante para manter o grupo unido, e ao mesmo tempo informar o que é importante.

2) Relacionamento online
A geração Y está acostumada a se relacionar virtualmente. Em geral, fazem mais contatos online que pessoal durante um dia normal de trabalho ou estudo. Fomentar essa caracterísitca, através de incentivos a adicionarem os colegas de curso em suas redes sociais, gtalk e msn é mais interessante que trocarem números de celular.

3) Possibilidade de estudar em qualquer lugar
O conteúdo precisa estar disponível para acesso via computador, tablet e celular. A geração Y está online o tempo todo e se o conteúdo estiver disponível nos formatos citados, uma fila de banco pode virar uma sala de aula se o aluno estiver com o celular em mãos.

4) Não ter tempos e prazos definidos
A geração Y não aprende por pressão. Pode até estudar, mas não aprende. O ideal é que eles tenham os conteúdos disóníveis e datas de provas para realizar ou trabalhos a entregar. Ou seja, um deadline, mas não vários. Do início do curso à avaliação, eles devem poder navegar livremente pelo conteúdo, na ordem e ritmo que preferirem.

5) Rankeamento constante
No mundo globalizado em que cresceram, ser melhor que o restante é uma busca constante. Se você tiver rankeamentos de quem fez mais tarefas, quem ficou mais tempo online, quem tirou as melhores notas, com certeza motivará seus alunos da geração Y a estudar.

Nenhum comentário: