terça-feira, 20 de março de 2012

Como fazer a gestão de um curso à distância

Ser gestor de um curso à distância não é muito diferente do que ser gestor de qualquer outra coisa. É preciso empenho e envolvimento.
Mas com base nas experiências boas e ruins pelas quais já passei - e já vi passarem - seguem algumas dicas:

1) Se não for obrigatório, precisa ser desejável
No caso de você precisar gerir um curso à distância que os alunos não são obrigados a realizar, você precisa alinhar os objetivos de estudo com eles.
A partir disso, junto com o produtor do conteúdo, professor ou tutor, alinhe o curso o máximo possível dentro dos objetivos dos alunos.
Também é recomendável que sejam feitas revisões ao longo do curso, para verificar se o objetivo ainda é o mesmo e se os alunos continuam alinhados com ele. Caso existam mudanças, é preciso adaptar o curso.

2) Seja metódico
Estabeleça metas e específique como pretende alcança-las.
Não adianta dizer somente: Quero 70% de adesão ao curso. Você precisa dizer, por exemplo: "Quero 70% de adesão ao curso e para conseguir isso vou fazer contato telefonico com todos os alunos para incentivá-los", ou, "Quero 70% de adesão ao curso e para conseguir isso vou dar um prêmio a todos que participarem", e assim por diante.

3) Se puder pedir ajuda, peça
Se você tiver como dispor de ajuda, como um um tutor que te auxilie com a comunicação com os alunos. Utilize-se dessa pessoa.
Vai ser de grande ajuda para não te atolar e os alunos vão se sentir mais assistidos.

4) Dê feedbacks
Informe aos alunos como está o andamento da turma, e, se possível, faça comunicações individuais informando como está o desempenho de cada um.
Mesmo que você tenha tutores te auxiliando, escolha alguns alunos para você mesmo fazer o contato. Eles se sentirão importantes e o boca-a-boca dará um gás na motivação.

5) Aponte caminhos
Se algo ficar fora do esperado, não se limite a informar que está fora do esperado. Diga o que deve ser feito para voltar ao rumo.

Nenhum comentário: