sábado, 5 de setembro de 2009

Estudar e aprender

Resumo/Resenha do Texto "Estudar" de Pedro Demo.

O que é estudar?
Ir à aulas? Escutar o que o professor fala? Reproduzir o que foi supostamente aprendido?

Para Pedro Demo, e devo dizer que para mim também, estudar é bem mais do que isso. Estudar é se dedicar a um determinado assunto a fim de construir sua própria versão dele. Estudar é reconstruir o conhecimento já existente, através de uma autonomia de interpretação que permite descontruir e reconstruir.

Por isso tudo, afirmo junto ao Pedro: Estudar Não é ter aula!

Durante a faculdade eu era chamada de turista, por não gostar de assistir às aulas. Porém, minhas notas nas avaliações mostravam meu conhecimento. Eu não precisava das aulas para aprender, por que eu tinha meu próprio método de desconstrução e reconstrução: a leitura, a pesquisa, a resenha.

"Títulos não garantem a competência. O que garante é a aprendizagem adequada"
Pedro demo

Mas o que seria a aprendizagem adequada? Em seu texto "Estudar", Pedro Demo dá sua opinião sobre essa pergunta, e eu, dou minha opinião sobre sua opinião. Afinal, estou estudando...

1) Aprendizagem supõe autoria
Através da autoria, construimos nosos próprios conhecimentos. Lemos autores e nos tornarmos autores do que sabemos.

2) Aprendizagem exige pesquisa
Sem pesquisar nos tornamos cópias do modelo que nos deram. Procurar por outros conhecimentos disponíveis abre espaço para a interpretação e para reconstrução.

3) Aprendizagem pede elaboração constante de textos
Aqui se encaixa a famosa Resenha. Escrever o texto do outro com suas próprias palavras é passo importantíssimo para o exercício da autoria. Resenhar prova que você sabe pensar e interpretar.

4) Aprendizagem requer leitura sistemática
Desde que me lembro estudo lendo. Meu método é o seguinte: Leio 3 vezes. Na primeira reconheço o texto. Na segunda, leio marcando o que me parece importante. E na terceira, leio procurando algo que possa ter passado desapercebido. Depois dessa maratona, resenho o texto a partir das marcações.
Esse é um modelo de leitura sistemática. Quando você lê assim, aprende a pensar o texto, passa a ter idéias sobre o que será reconstruído para formar seu conhecimento.

5) Aprendizagem permite argumetar e contra-argumentar
É simples. Se você realmente aprendeu, se você realmente se tornou construtor de seu conhecimento, você conseguirá argumentar e contra-argumentar facilmente sobre eles.

6) Aprendizagem traz fundamentação
Quando você aprende, sabe fundamentar o que está dizendo. Mas não é só isso. Sabe ser autocrítico o suficiente para avaliar se o que você fala ainda se configura em sua verdade e, se necessário, modifica o aprendido. Ou seja, continua aprendendo.

7) Aprendizagem requer hábito permanente
Aprender é um processo contínuo.
Você possui uma montanha de aprendizados antigos. Quando aprende algo novo, ele se junta aos antigos e os modifica de forma que você ganha uma montanha de aprendizados com nova forma. Em outras palavras, todo aprendizado novo modifica seus conceitos antigos. Seus conhecimentos estão sempre sendo modificados. Você precisa estudar sempre para não se perder em uma montanha de antiguidades.


"Carregar nas costas toneladas de conteúdos dos outros não faz um profissional. Mas faz um profissional saber discutir conteúdos e renová-los permanentemente."
Pedro Demo

2 comentários:

APRENDER SEMPRE-Nilba Paiva disse...

Passando a vista em sua postagem, creio que a aprendizagem vai além do processo de ensinar e sim de um processo permanente de aprender a aprender, isso nos dar a condição de fazer uma reflexão da situação que ocupo no universo.
Achei bem produtiva a matéria

APRENDER SEMPRE-Nilba Paiva disse...

Passando a vista em sua postagem, creio que a aprendizagem vai além do processo de ensinar e sim de um processo permanente de aprender a aprender, isso nos dar a condição de fazer uma reflexão da situação que ocupo no universo.
Achei bem produtiva a matéria