segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Avaliação em EAD - ou não

Avaliação é julgamento da realidade a luz de alguns critérios da sociedade e do próprio professor.

Que tipo de julgamento os professores estão dispostos a realizar?
Que aspectos podem realmente ser julgados? Que critérios utilizamos no julgamento da realidade?
Qual a tarefa mais dificil realizada por um professor? A avaliação?

Essas são perguntas de reflexão, mas antes de pensarmos nelas, precisamos refletir sobre outra questão: O que, realmente, é Avaliação?

  • Avaliação pode ser a elaboração de objetivos e de meios para alcançá-los. O resultado de uma avaliação é interpretação dos resultados a fim de descobrir se os objetivos foram alcançados.
  • Avaliação pode ser um meio de controle de qualidade para assegurar que os resultados sempre melhorem.
  • Avaliar pode ser uma forma de julgar o grau de aceitabilidade do que foi escrito.
  • Avaliação pode ser um processo contínuo, sistemático, cumulativo, informativo e global que permite julgar e saber a quantidade de conhecimento do aluno sobre o assunto.
  • Avaliação pode ser um método de identificar, medir, investigar e analisar as modificações de comportamento do aluno.
  • Avaliação pode ser um componente do processo de ensino. Através dela, e de seu resultado, é possível tomar decisões sobre as próximas atividades a serem realizadas.
  • Avaliação pode ser um processo construído no percurso da busca pelo conhecimento.

Objetivos da Avaliação
A avaliação tem dois objetivos básicos: Auxiliar o aluno em seu processo de desenvolvimento pessoal e Prestar contas a sociedade a cerca da qualidade do trabalho educativo realizado.

O crescimento individual de um aluno, medido através de uma avaliação, precisa ser somado ao crescimento individual de outros alunos para que a avaliação, então, consiga medir o crescimento coletivo do conhecimento. Em outras palavras, "Educador e educando, aliados, constroem a aprendizagem, testemunhando-a à escola e esta à sociedade."

Estudiosos da avaliação a acham ruim por ter um caráter seletivo e rotulador. A medida que os bons recebem rótulo positivos enquanto os ruins recebem rótulos negativos, alguns se motivam a continuar buscando o conhecimento e outros se desestimulam. No mundo ideal as avaliações seriam diagnósticos de como o aluno está indo, ao mesmo tempo que orientariam quais seriam os próximos passos a serem tomados para que os objetivos iniciais fossem alcançados.

"Enquanto diagnóstico, a avaliação permite a tomada de decisão mais adequada, tendo em vista o autodesenvolvimento e o auxílio externo para o processo de autodesenvolvimento."

O aspecto diagnóstico da avaliação
Ao ser usada como diagnóstico, a avaliação e seus resultados podem ser utilizados em benefício do percurso de aprendizagem. Para ganhar esse caráter diagnóstico, a avaliação precisa acontecer em outros momentos além dos habituais - como no término de uma etapa. A avaliação precisa acontecer:
  • No início, para avaliar o que o aluno já sabe;
  • No meio, para avaliar como ele está indo até ali e para adequar os caminhos que serão seguidos daí em diante;
  • E no fim, quando se observará se os objetivos iniciais foram atingidos.
Mas, para o que mais a avaliação serve além de ser diagnóstica?
1) Para propiciar a auto-compreensão
Tanto o professor, quanto o aluno podem, sozinhos, através do resultado de uma avaliação, saber onde estão e onde precisam se esforçar para melhorar.

2) Para motivar o crescimento
O conhecimento do resultado do diagnóstico levará o aluno a um desejo de obter resultados melhores. Para funcionar dessa forma, é necessário que os professores estejam atentos aos comentários que fazem ao corrigir as provas. Esses comentários tem o poder de motivar ou desmotivar os alunos.

3) Para aprofundar a aprendizagem
O exercício da avaliação permite a organização de experiências e a formação de hábitos, dessa forma, os limites da aprendizagem são ampliados grandemente.

4) Para auxiliar na aprendizagem
Se a avaliação não for tratada como simplesmente uma forma de julgar quem sabe e quem não sabe, ela poderá ser utilizada para deixar o professor atento às necessidades dos alunos e pensando sempre em seu crescimento.

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