quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Avaliação Padrão

Nas primeiras décadas do século XX, se inicia uma intesa atividade com relação a avaliação da aprendizagem escolar. Os professores começaram a criar testes padronizados para determinado grau de ensino e, já naquela época, se institui o que chamamos hoje de "Prova Brasil" ou "ENEM".

Nesse momento, eles consideravam que tudo poderia ser aprendido quantitativamente, e que era possível medir isso. Foi então que surgiu o conteito de "Curva Normal de Distribuição", onde se acreditava que em cada turma 25% seriam fracos, 50% estariam na média, e os outros 25% estariam acima da média, seriam os melhores alunos.

O conhecimento escolar era tratado com um objeto quantificável, e que provas e testes mediriam que sabia mais ou menos. As provas refletiam a distribuição prevista na Curva Normal: 25% eram fáceis (os alunos fracos atingiriam esse nível), 50% teriam dificuldade média (a maioria dos alunos conseguiria resolver) e 25% seriam questões mais dificeis (que identificariam os melhores alunos).

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