quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Certificado

Para alguns alunos, mais importante que o curso em si, é o Certificado recebido após o encerramento. Já presenciei casos em que os usuários imprimiam os certificados dos cursos internos da empresa e os colavam em sua "baia". Eles eram, para esses usuários, como as medalhas de honra ao mérito são para os escoteiros :) . Por outro lado, também já vi usuários ligarem para o Suporte perguntando se eles precisavam mesmo imprimir o Certificado, já que a empresa tinha uma rígida política de economia de papel. Ambos os casos, são cobertos de forma eficaz pelo módulo programado "Certificado" do Moodle.


Sobre a atividade
- Permite que o tutor escolha as atividades-requisito para que o usuário retire o Certificado (para, por exemplo, só permitir que o usuário obtenha o certificado se visualizar 100% de um determinado conteúdo e acertar 70% da avaliação)

- Exibe um relatório com o nome de cada usuário que retirou o certificado, seguido da data/hora da retirada. Esse relatório pode ser baixado para um arquivo Excel e permite que a impressão do certificado não seja obrigatória já que o tutor tem um controle de quem já terminou o curso.

- Permite a impressão do certificado. Muitos utilizam essa possibilidade em cursos metade a distância, metade presencial: Na primeira parte do treinamento, a distância, o aluno retira o certificado. Na segunda parte, presencial, o aluno deve levar o certificado que será assinado pelo professor.

- É possível configurar o módulo para que seja enviado um email para o professor sempre que um aluno retira o certificado.

Onde encontrar
http://moodle.org/mod/data/view.php?d=13&rid=683

Um comentário:

Unknown disse...

Olá,

Obrigado por adicionar meu blog na sua lista de links, achei seus textos bastante práticos! Gostaria de fortalecer a comunidade de blogueiro sobre e-learning em Português. Vou adicioná-la nos links do Fazendo e-Learning. Vamos manter contato.

Abs,

Eduardo Leopold
http://fazendoelearning.wordpress.com