terça-feira, 11 de agosto de 2009

Abaixo, publico o último dos trabalhos da pós que consegui resgatar da plataforma. Quando o novo módulo começar, no fim de agosto, vou ter mais trabalhos para publicar aqui.

De qualquer forma, ainda tenho várias resenhas para publicar. :)

No trabalho foi proposto que escrevessemos um texto inicial para um fórum de discussão. Como sempre, o tema do meu curso fictício foi Fotografia. Além dos textos para os alunos, precisavamos dar instruções de como o tutor deveria conduzir a discussão.

Com certeza existem inúmeras formas de dizer o que eu disse abaixo, mas o trabalho ganhou 10! :)


Argumentação Inicial para o Fórum
Atualmente a fotografia tem tomado um espaço especial na vida das pessoas. Não é raro vermos um casamento ter tantos fotógrafos quanto convidados por causa da facilidade que se tem de comprar e operar uma câmera digital. Além disso, o custo da fotografia foi bastante barateado já que você tem a opção de simplesmente apertar o botão, e, não imprimir o resultado.
Para você, o mercado da fotografia profissional vai ser diminuído a longo prazo por causa dessa democratização? Por que você tem essa opinião? Conte um caso vivido por você ou por outra pessoa que explique o por que de você ter essa opinião.


Perguntas auxiliares e/ou orientações para a tutoria
Os tutores deverão orientar a discussão de forma que tanto o grupo que acredita na diminuição quanto o que não acredita possam argumentar de forma clara suas idéias. Perguntas como: “O que você exatamente você quis dizer?” e “Como você chegou a esta conclusão?”, podem e devem ser utilizadas de forma que os alunos raciocinem verdadeiramente os argumentos que estão utilizando.
Como um dos pontos da Argumentação do Fórum impõe a descrição de um caso que ilustre a opinião, é válido lembrar os alunos da obrigatoriedade de resposta e comentar as histórias contadas.

Nenhum comentário: