segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O que é Arquitetura da Informação?

Arquitetura da Informação é a combinação entre a organização do conteúdo e interface na qual ela é visualizada. A arquitetura da informação é mais que as possibilidades de visualização de um conteúdo online, afinal, até um livro a possui. Sobre isso, Pierre Lévy comentou:

"Estamos hoje tão habituados com esta interface que nem notamos mais que existe. Mas no momento em que foi inventada, possibilitou uma relação com o texto e com a escrita totalmente diferente do que fora estabelecido com o manuscrito: possibilidade de exame rápido do conteúdo, de acesso não linear e seletivo ao texto, de segmentação do saber em módulos, de conexões múltiplas a uma infinidade de outros livros graças às notas de pé de página e às bibliografias."



Exemplo de como a diferença entre o manuscrito e o livro trouxeram problemas aos "usuários" da época

A disposição das informações é quase mais importante que o conteúdo, pois se bem feita, possibilita o desdobramento do assunto orientando e valorizando a autonomia do aluno.

Mesmo que no meio impresso, é importante que o DI desdobre o texto a fim de abrir o leque de possibilidades de estudo para o aluno. As informações podem ser deslocadas do texto principal, em boxes por exemplo. Sem que se dê conta, o aluno sabe o que é a informação central e a periférica.

Uma das grandes vantagens do EAD é, exatamente, a possibilidade de Arquitetura da Informação, que é mais difícil em uma aula presencial. Afinal, no presencial, o professor define em que ordem o aluno vai ter acesso às informações, enquanto no EAD, que escolhe o caminho é o aluno.

Nenhum comentário: