segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Arquitetura da Informação: Desdobrando o Conteúdo

A arquitetura da Informação, dentro de um curso e-learning, entre outras coisas, rege o desdobramento do conteúdo principal em conteúdos periféricos. Existem algumas ferramentas bastante úteis nesse desdobramento, são elas:

Caixa de Ênfase
As vezes, é preciso mostrar para o aluno que aquele conteúdo específico é importante. A Caixa de Enfase ressalta partes importantes do conteúdo.
Exemplos de uso: Estabelecimento de um conceito geral, síntese, de uma idéia importante, um comentário...



Caixa de Explicação Expandida
Em algumas situações é preciso expandir uma explicação sem quebrar o ritmo do texto, nesses casos, usa-se a Caixa de Explicação Expandida. O texto aqui não precisa ser curto, mas precisa, necessariamente, ter relação com o texto-base.


Caixa de Dicionário
Esse recurso oferece ao aluno uma definição padrão de um termo. O termo que será explicado na Caixa, precisa ser marcado de alguma form
a no texto principal. O uso de imagens é pouco usado.



Caixa de Informação avulsa ou de curiosidade
Essa caixa permite um desdobramento mais amistoso, menos acadêmico. Até a narrativa pode ser mais leve, com menos formalidades.



Caixa de Conexão com outras mídias
Aqui, o desdobramento é tão amplo, que extrapola os limites do papel e da tela. É o espaço para indicar livros, filmes, seriados e documentários sob
re o tema para os alunos.

Nenhum comentário: