sexta-feira, 31 de julho de 2009

Moodle: Uso da ferramenta Lição

A ferramenta lição é pouco explorada pelos tutores e designers instrucionais que utilizam a plataforma Moodle. Apesar disso, é uma ferramenta bastante flexível e muito rica em possibilidades de ensino para os usuários.

Em suma, a ferramenta lição permite a inserção de conteúdos (texto e imagens estáticas) que podem ser visitados pelos alunos na ordem que eles próprios acharem mais interessante. Para isso, é possível, ao final de cada página de conteúdo, apontar dois ou mais caminhos para se continuar a leitura.

A estrutura é bem parecida com um fenômeno literário dos anos 90: os livros "Enrola e Desenrola", ou "Você Decide", como eu gostava de chamar. Nessa série de livros, após ler algumas páginas você se deparava com uma frase como a seguinte "Se desejar entrar no castelo, vá para a página 190. Se preferir voltar e entrar na floresta encantada, vá para a página 15".

Didaticamente, é possível, após um texto sobre o Descobrimento do Brasil, linkar a lição para dois outros conteúdos correlatos e deixar que o próprio aluno decida o melhor caminho a tomar. Porém, para que funcione bem, é preciso que o designer instrucional não sódomine a ferramenta, como também a monte muito bem a estrutura no papel, antes de colocá-la em prática on-line.

Exemplo de Estrutura

2 comentários:

Anônimo disse...

Interessante!
Estou começando a utilizar esta ferramenta. Tenho tido alguns problemas quanto à apresentação das notas nas atividades realizadas nessa ferramenta. Vc poderia me informar sobre algum tipo de incompatibilidade?
Alguns alunos realizam as tarefas, mas não aparecem nos relatórios, nos logs consta à entrada do aluno na atividade e até seu encerramento.
Poderia ser o IE ou sua versão?
Grato!

Andreia Quelhas disse...

Olá
Meus usuários utilizam ie, e nunca senti dificuldade com a visualização das notas.
Você tem certeza que eles de fato realizaram a lição? Temos muitos casos de alunos que até iniciam a atividade, mas não a terminam.
Se quiser, mande mais detalhes para aquelhas@gmail.com, que vejo no que posso ajudar.
Abs,
Andreia