sexta-feira, 31 de julho de 2009

Moodle: Uso da ferramenta Chat

O Chat do Moodle é uma ferramenta de conversa online como outra qualquer. A grande diferença é o uso que tutor faz.




O chat é uma ferramenta síncrona de de comunicação virtual entre participantes de um curso. É imprescíndivel que o tutor:
- Prepare uma pauta bem explicada antes de se reunir com os usuários. Dessa forma, conseguirá manter o foco durante o encontro.
- Estimule a interação entre os integrantes. Mesmo que não participe do chat, o tutor deve incentivar através de outras ferramentas, a participação na ferramenta. Esse incentivo pode vir através de lembretes nos fóruns, ou até através de envio de emails pessoais para os alunos.
- Planeje o encontro de grupos pequenos (até 10 pessoas). Encontros pequenos costumam ser mais efetivos para os usuários que participam.

Um chat, pode ser encarado como uma peça de teatro, que, para sutir o efeito desejado, precisa ser bem encenada por seus atores:

O PROFESSOR: É o mediador do encontro e deve organizar a participação dos alunos, dando voz aos que desejam se manifestar e provocando a manifestação dos mais calados.

O ALUNO: É o sujeito da aprendizagem. Deve ler, analisar e refletir as "falas" dos colegas e do professor, e, mais do que isso, deve interagir com os participantes.

Nenhum comentário: