quarta-feira, 15 de julho de 2009

Moodle: Uso da ferramenta Questionário

Muito se fala que cada plataforma possui um ponto forte, um ítem em que se destaco dos outros. Sem dúvidas, no Moodle, o questionário é esse ítem. O Questionário, ou Quiz, do Moodle, é, sem dúvida, a atividade mais poderosa da plataforma. Além de possuir inúmeras funcionalidades, permite a publicações de diferentes tipos de questões.

Funcionalidades:
- Banco de questões - instrutores podem criar um banco de questões e reutilizá-las em outras avaliações ou outros cursos.
- Reavaliação automática - caso uma questão seja modificada depois de avaliação ter sido realizada, a nota dos alunos é reavaliada automaticamente.
- Data marcada - podem ter um período (data) limitado para estar disponíveis.
- Tentativas - O número de tentativas permitido pelo aluno é configurável.
- Feedback - Ao final da avaliação o treinando pode receber um feedback de acordo com a nota obtida. Ele pode receber um feedback de acordo com cada resposta selecionada!
- Aleatoriedade - Tanto as questões como as opções de resposta podem ser randomizadas.
- Imagens - É possível inserir imagens nas questões.
- Limite de tempo – pode ser inserido na avalição

Tipos de Questões
Dissertação
Permite que o aluno escreva um texto breve a fim de responder a questão proposta. Esta questão precisa ser corrigida manualmente pelo instrutor.



Associação
A questão apresenta a mesma quantidade de itens e opções de resposta. O aluno precisa associar os itens às respostas corretas. Não existe um número pré-definido de ítens.




Múltipla Escolha
O aluno tem um algumas opções para responder à pergunta proposta, sendo que apenas uma delas se encaixa. O sistema dá a chance de o instrutor embaralhar as opções, portanto, cada vez que o aluno ver a mesma questão, as respostas estarão em ordem aleatória. Além disso, o número de opções é ilimitado.




Pergunta com Resposta Breve
A questão permite que o aluno escreva a resposta e o próprio sistema compara a resposta do aluno com o gabarito. Para tanto, as respostas precisam ser o mais breves possível e o instrutor deve escolher se quer que o computador diferencie letras maiúsculas e minúsculas.



Verdadeiro/Falso
É dada ao aluno uma afirmativa e ele tem que decidir se ela é Verdadeira ou Falsa.




As possibilidades das funcionalidades aliadas aos tipos possíveis de questões tornam o Quiz bastante flexível, com diversos tipos de uso interessantes. Basta que o Designer Instrucional use toda a sua criatividade.

Nenhum comentário: