terça-feira, 7 de julho de 2009

Planejamento de Atividades Mistas

Segue um exemplo de planejamento de uma atividade em que o presencial ajuda a dar suporte à parte do curso realizada à distância.

Ambas atividades foram preparadas em uma das etapas do curso de pós-graduação "Planejamento, Implementação e Gestão de Ensino à Distância" da UFF.

***Atividade 01

Título da atividade
Suporte de blog

Tipo de atividade
Presencial

Disciplina
Introdução à Fotografia

Conteúdos da atividade
Postagem de comentários nos blog da atividade a distância

Objetivos
Ao final, os alunos devem conseguir postar comentários críticos em um blog.

Estratégias
A mídia usada será a internet através da postagem de comentários sobre as fotografias dos colegas.

Habilidades a desenvolver
Habilidade de utilizar-se dos comentários de um blog de forma crítica.

Mídias utilizadas
Computador.

Orientações para o aluno
Os alunos que tiverem dificuldade de realizar as atividades da tarefa a distância poderão procurar o tutor presencial que dará uma atividade que os possibilitará realizar plenamente a atividade proposta.


***Atividade 02

Título da atividade
Blogando as fotografias

Tipo de atividade
À distância

Disciplina
Introdução à Fotografia

Conteúdos da atividade
Conceitos de alinhamento nas fotografias e de cooperação

Objetivos
Ao final, os alunos devem ter entendido os conceitos de alinhamento em fotografia a partir dos comentários e exemplos práticos.

Estratégias
A mídia usada será a internet através da postagem de fotografias dos alunos e o comentário – do professor e dos alunos – sobre elas.

Habilidades a desenvolver
Habilidade de fotografar respeitando os conceitos de alinhamento e habilidade de criticar e comentar fotografias de outros autores.

Mídias utilizadas
Computador.

Orientações para o aluno
Para realizar a atividade, os alunos serão avisados anteriormente da tarefa. A primeira parte será fazer algumas fotografias. Essas fotografias serão enviadas para o professor que irá postá-las em um blog. Depois de postadas, os alunos deverão comentar as fotos dos colegas concordando ou discordando dos comentários do professor.
As notas não serão calculadas com base nas fotografias enviadas. Todo o calculo se dará à participação nos comentários do blog.




A atividade 1, presencial, ensina o aluno o que ele deve fazer na atividade 2, à distância. O planejamento de atividades com essas duas características é interessante por que fornece ao aluno insumos para realizar bem as tarefas em que ele não terá acompanhamento real do professor.
É claro que para alguns, a primeira etapa parecerá muito chata. Porém, para os mais "lentos" da turma, o conhecimento adquirido através do "meta-conteúdo" será muito importante.

Nenhum comentário: