sexta-feira, 3 de julho de 2009

Moodle: Uso da ferramenta Fórum

Para começar o detalhamento sobre as ferramentas nativas do Moodle, esolhi uma das mais populares e maiores facilitadoras de interação, dentro do Moodle, e de todas as outras plataformas: o Fórum.




O fórum é um dos pontos fortes do Moodle, provavelmente pela força que o tipo de ferramenta possui dentro da realidade atual do EAD. No Moodle, o fórum possui várias utilidades e tem as seguintes configurações possíveis:

- Possibilidade de escolha entre os tipos: Fórum Geral, Cada usuário inicia apenas um novo tópico, Fórum P e R (Perguntas e Respostas) e Uma única discussão simples. Cada um dos tipos possibilita um uso diferente, de acordo com a criatividade do Designer Instrucional.

- Introdução ao Fórum: Espaço para o DI ou tutor escrever um texto que chame os alunos à participação.

- Obrigar todos a serem assinantes: Envio de email, sempre que um novo texto for postado, para todos os usuários. Também é possível não obrigar o usuário a ser assintante, mas possibilitar que ele escolha se quer.

- Monitorar leitura deste fórum: Essa ferramenta é para o tutor, que pode monitorar que alunos estão lendo os posts e com que frequencia.

- Tamanho máximo do anexo: Os alunos podem publicar imagens nos fóruns, mas essa opção auxilia o tutor a não permitir que o sistema seja sobrecarregador.

- Nota: Uma ótima possibilidade para o fórum é permitir que os usuários dêem nota aos posts enviados pelo colega. No Moodle, essa configuração é bastante completa, permitindo configurar até a escala que será utilizada.

- Limite de mensagens para bloqueio: Para evitar os alunos hiper-participativos, é possível escolher um número máximo de mensagens que cada um pode postar.

Nenhum comentário: