sexta-feira, 31 de julho de 2009

Moodle: Módulos programados

O Moodle é uma plataforma bastante flexível. Seu modelo padrão já possui várias ferramentas que permitem a ministração de aula de EAD de forma bastante eficaz. Porém, cada instituição possui uma particularidade, e nem todas as particularidades são cobertas pelas inúmeras ferramentas nativas. O que é bastante normal, visto a quantidade de instituições que utilizam a plataforma.

Para resolver esse gap, desenvolvedores php criam a cada dia novos módulos e boxes que visam suprir as necessidades não resolvidas pelas ferramentas nativas. Muitos desses desenvolvedores são "autonomos", ou seja, criam simplesmente pelo desafio. Porém, muitos outros, são contratados pelas empresas que necessitam para criar módulos absurdamente particulares.

Na dinâmica do software livre, esse desenvolvimento desenfreado é bastante bem-vindo e incentivado. Na própria página oficial do moodle, é possível encontrar diversas ferramentas não-nativas para serem baixadas e usadas, sem nenhum custo. A página de downloads de módulos e plugins do moodle.org é: http://moodle.org/mod/data/view.php?id=6009

Em breve, falaremos mais sobre alguns módulos programados bastante úteis para qualquer instituição.

2 comentários:

Unknown disse...

Por onde eu começo para criar módulos par ao moodle?

Andreia Quelhas disse...

Olá Hugo.
Infelizmente não sou desenvolvedora, mas somente admin do Moodle, então não posso responder sua pergunta.

Mas no moodle.org tem foruns somente para desenvolvedores. Eles devem conseguir te ajudar por lá.

Abs,
AQ