quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Prendendo a atenção do aluno

Faça o seu melhor, o mais rápido que você puder, para prender emocionalmente seus alunos. Se você conseguir fazer isso, terá um público atento, animado e curioso. Mas se não fizer, corre o risco de ver seus alunos, gradualmente, pegando no sono.

Mas como fazer isso? Como prender a atenção dos alunos?
* Na introdução:
  • Mostre a eles os benefícios que aula irá oferecer a ele, praticamente
  • Mostre a eles os riscos de não aprenderem o que você tem a ensinar. Faça isso com humor ou drama. O importante é chamar a atenção deles!

* Resuma. Não esmiuçe detalhadamente cada ponto. Os alunos irão ficar sem paciência. Mas se você resumir de forma interessante, eles pesquisarão os detalhes depois. Segundo a escritora Louise Brooks "Escrever é 1% inspiração e 99% eliminação". Então, corte, corte, corte!

* Não use palavras de significado dúbio, frases imprecisas ou mais específicas do que o necessário. Abaixo, cito alguns exemplos de palavras que podem ser substituidas por outras mais simples:
  • Como consequencia disso -> Por que
  • Descontinuar -> Parar
  • Com referencia ao -> sobre
  • Adquirir -> Comprar
  • Remetendo -> pagando
  • Remuneração -> pagamento

* De acordo com diversas pesquisas, a maior influência no comportamento humano são imagens simples. Não é surpresa que 90% da capacidade cerebral seja para captar recursos visuais. Adicionando elementos visuais a seus materiais de e-learning, você ajudará seus alunos a memorizarem com mais facilidade, ajudando-os a alcançar seus objetivos.

* Usando vídeos
Pensando sobre vídeos, podemos falar que são uma diversão barata, mostram movimentos, são feitos com pessoas reais e podem ser ao vivo ou gravados.
Casos em que o uso de vídeos são recomendados:
  • Mostrar um clipe musical ou cenas de um filme
  • Mostrar esportes
  • Dar boas vindas em um curso

* Usando audio
Sobre a utilização de audios, podemos dizer que eles atraem a atenção, mudam o humor e a atmosfera, comunicam através de palavras e permitem que escutemos músicas. É importante usar o áudio de forma que ele não atrapalhe o aprendizado do conteúdo. Exemplos positivos de uso de áudio:
  • Música de fundo - tomando cuidado com o volume
  • Locução de perguntas - que devem também estar escritas
  • Acompanhando processos em animações

Por fim, sempre que começar a produzir ou desenhar instrucionalmente um material, reflita sobre as questões:
- O que faço para prender emocionalmente meus alunos?
- Como posso apresentar aos meus alunos um volume muito grande de informação, ou informações complexas?
- Que imagem posso usar para melhorar meu material?
- Onde/Como estou procurando as imagens que preciso?
- A utilização de audio pode adicionar valor ao meu material?

Um comentário:

Higo Monteiro disse...

Parabéns!! gostei muito!