quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Mantendo o ritmo de aprendizagem durante um curso

Chamar a atenção do aluno no início do curso é uma tarefa árdua, mas não pode ser realizada com algum esforço inicial. Porém, depois de começado o curso, é imprescindível não deixar o estudante perder o ritmo. E para isso, é necessário um planejamento todo especial dos "adendos" do conteúdo. Seguem alguns exemplos do que pode ser feito para evitar a perda de ritmo do curso.

Marcar atividades já realizadas
Os estudantes precisam ser lembrados se eles já realizaram a atividade ou não. Pois se eles não forem lembrados, algumas atividades acabarão não sendo realizadas, por puro esquecimento. Essa lembrança pode vir por meio de emails, ou as próprias atividades podem ser marcadas, no sistema, de forma que os alunos entendam que já fizeram, ou que precisam fazer determinada atividade.

Providenciar handouts e ajudas específicas
Todo o conteúdo que for possível deve conter fichas de consulta online e possibilidade de impressão. Dessa forma, o aluno fica resguardado e terá o material à mão sempre que for preciso. É importante sinalizar para o aluno as atividades que precisam ser concluídas online, para que ele não se confunda e estude somente offline.

Montar e utilizar um fórum online
Os fóruns permitem aos estudantes perguntar sobre vários assuntos e ter retorno breve por parte dos tutores. Além disso, o registro da dúvida fica no fórum para que outros estudantes possam tirar suas dúvidas no futuro.

Incluir um formulário de avaliação do curso
Esse não é um questionário sobre o conteúdo do curso, mas sobre o curso em si. Nesse espaço o estudante deve ter liberdade para dar sua opinião sobre o curso, sem ser reprimido. O resultado dessa pesquisa deve ser estudada pela equipe instrucional a fim de melhorar as próximas experiências do usuário.

Disponibilizar links para materiais adicionais
Uma ótima maneira de dar liberdade para o aluno estudar é oferecer a ele materiais diferentes dos do conteúdo formal do curso. Através de uma pesquisa na internet é possível encontrar vários links sobre os mais diversos assuntos e disponibilizá-los aos alunos. A disponibilização do link também incentiva que o estudante realize suas próprias buscas para aprofundamento nos assuntos de seu maior interesse.

Disponiblizar um Suporte Técnico e Tutoria para o usuário
Se for possível, disponibilize um suporte para tirar dúvidas técnicas e um tutor, entendido do assunto tratado, para tirar dúvidas de conteúdo. Pode ser que poucos procurem os serviços, mas só a sensação de tê-los já oferece uma agradável sensação de segurança para os alunos, que sabem que têm para onde correr se a dúvida aparecer. Além disso, não tem nada mais desestimulante que ter uma dúvida e não saber o que fazer.

No fim de seus cursos, chame os alunos à ação! Você pode fazer isso de várias formas:
- Que demonstrações ou exemplos você pode mostrar para deixar o conteúdo claro?
- Que interações ajudam o aluno a construir suas prioridades de aprendizagem?
- Que interações você pode incluir com oportunidades claras de prática?
- Que interações você pode incluir para ajudar os alunos a se auto-avaliarem sobre o que foi ou não aprendido?
- O que você pode dar de suporte aos alunos quando eles voltarem ao trabalho?

Um comentário:

Anônimo disse...

sintetico, otimo e oportuno seu texto,
Parabens

Cassio James