sexta-feira, 30 de outubro de 2009

WEB 2.0 na educação à distância: Introdução

O aparecimento da internet, alterou a forma de nosso contato à informação. Nossa forma de interagir com o mundo mudou. Até para planejar uma viagem, entramos na internet para conseguir informações sobre nosso destino.
"A web foi desenvolvida para ser um repósitório de conhecimento humano, que permitiria que colaboradores em locais distintos partilhassem as suas ideias e todos os aspectos de um projeto comum" - Berners-Lee (no início da década de 1990)

A ideia de partilha e de fácil acesso a informação surgiu depois do surgimento da internet, mas foi ponto fundamental de seu sucesso.

A novidade dos hiperlinks fez com que, no início de tudo, houvesse uma euforia multicolor, que só acabou com a maturidade da ferramenta, quando se começou a buscar a sobriedade.

Mas até aqui, ainda tinhamos a Web 1.0, onde a autoria era feita de 1 para muitos. Em 2005, com a melhoria das velocidades, surgiu o conceito de Web 2.0, proposto por Tim O'Reilly. No novo conceito estava embutido a recente facilidade de os próprios usuários realizarem publicações online, e consequentemente, interagirem, sem precisarem ser especialistas. Aqui, a informação é passada de todos para todos.


Da Web 1.0 à Web 2.0

Nesse momento surge o fenômeno das Redes Sociais, como o Hi5, MySpace, Linkedin, Facebook, Orkut... que estimulam o processo de interação social e ampliam as possibilidades de aprendizagem.

As ferramentas online permitem que as pessoas não se limitem a informações "presas" em seus desktops. Você pode cadastrar o blog que você gosta de ler em um Feed, colocar seus textos no Gdocs, suas imagens no flicks, os contatos de seus amigos no Orkut ou em alguma outra rede social, e daí por diante...

As várias ferramentas online permitem uso no contexto educativo e vamos tratar delas aqui, em breve.

Um comentário:

Mariana Freire Cabral disse...

Quanto mais opções de conteúdo temos à nossa disposição, mais difícil fica de nos concentrar. É muita rede social, é muito blog e muitas agências de notícia. E para quem tem um vício, como eu, (seriados) fica ainda mais difícil se concentrar em assunto realmente relevantes. Só correndo atrás de conteúdos que nos disperte o interesse podemos sair ganhando com essa interação.