sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Super-Ego: O PERIGO DA DESMOTIVAÇÃO

Todo aluno tem expectativs quanto a aprendizagem. Se essas expectativas forem frustadas, ele começa a experimentar sentimentos de baixa auto-estima e, em pouco tempo, se sente demotivado a continuar estudando, seja qual for o assunto curso.

Se o professor/conteúdista/DI/tutor se manter em uma posição de "Eu sei mais", subjugando o saber do aluno, o vínculo entre eles estará bem fragilizado, e como consequência, o aluno irá se distanciar. Em um curso online, onde a distância é um dos fatores negativos, o fato de o professor afastar ou não saber manter a atenção e a estima do aluno pode ser apontado como contribuição à evasão.

Ensinar, ser peça fundamental na aprendizagem, colaborar para a melhoria do processo educacional do aluno. Tudo isso é fantástico! E a interferência invasiva dos professores a fim de se manter em seu papel também era fantástica, em seu tempo apropriado.

Hoje em dia, vivemos a cultura do pensar e tratamos com conteúdos produzidos pelos próprios alunos. Neste cenário, o professor passa a ser mediador, e precisa tomar muito cuidado para que os estudantes de EaD se apropriem das informações de forma crítica e construtiva, ao invés de serem meros reprodutores. Afinal, na realidade de autoria que vivemos, ser um simples reprodutor de idéias alheias é um outro grande fator de desmotivação.

Assim como um aluno presencial pode estar presente e não prestar atenção, um aluno de EaD pode comparecer às atividades, mas não estar se relacionando a fundo com o conhecimento. Faz parte do trabalho do professor/conteúdista/DI/tutor identificar e corrigir esse fator.

O segredo do sucesso é o seguinte: Pensar e repensar nossos percursos enquanto "aprendentes", lembrar de situações que foram favoráveis e contributivas para nossa formação e identificar o que gostariamos que tivesse sido diferente. Feito isso, poderemos identificar procedimentos de ensino que tornaram o processo de aprendizagem uma experiência prazerosa e evitar tudo aquilo que desmotivou por ser desagradavel.

Algumas perguntas que ajudarão nesse processo:
- O que o aluno que estuda o texto sentirá e pensará?
- Os conteúdos oferecidos têm relação com a área de interesse do aluno?
- A redação do texto contribui para o desenvolvimento do aluno enquanto "Ser Pensante"?
- A linguagem do texto estimula o aluno a novas leituras?

Um comentário:

TEste disse...

Achei interessante os aspectos apresentados. Qual a fonte em que estão baseadas suas colocações?

Ab

Cláudia