quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Avaliação da Aprendizagem e o Construtivismo

Depois de passar por um período onde a avaliação chegava a ser uma repressão, a educação mudou. Mas essa mudança não veio do nada: a partir dos anos 50, o mundo mudou. A contracultura trouxe a reinvindicação de comportamentos menos restritos por regras e normas através de diversos movimentos sociais contra ações totalitárias, e a educação precisou se adaptar à nova realidade.

Mas o mundo começou a mudar novamente. Um consenso sobre os problemas da avaliação tradicional, levou os educadores a somar o aprendizado a outros fatores, como condições sociais, culturais, familiares e econômicas do aluno. A mistura desses fatores pode prejudicar ou beneficiar o desempenho do estudante em uma prova. Levando em conta a andragogia, podemos citar outros elementos como a falta de tempo, o stress do dia de trabalho, o tempo no engarrafamento, etc...

Para compensar as situações vividas pelo aluno, surgiu a idéia de considerar o desenvolvimento do estudante através de seus progressos individuais. A teoria que fortaleceu esse movimento foi o Construtivismo.

E o que isso tem a ver com EAD?
Preparamos avaliações para usuários acessarem quando quiserem. Isso pode ser após duas horas de trânsito ou até com um cachorro latindo insistentemente. Esses fatores precisam ser levados em consideração. Além disso, o Ambiente Virtual permite diversas formas de avaliar um aluno, logo, os Desinger Instrucionais devem ser criativos e não se ater somente aos métodos tradicionais de Avaliação da Aprendizagem.

Nenhum comentário: