segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Cognitivismo e a EAD

Todo aluno, presencial ou à distância, constrói esquemas cognitivos que sertem como ferramentas na hora de reconstruir representações mentais do que está sendo aprendido. Durante a produção de textos para EaD precisamos ter o cognitivismo em mente. Seguem alguns termos utilizados por Piaget em seu discurso sobre Cognitivismo:

- Assimilação: ação de incorporar a nova representação mental ao repertório de esquemas já contruídos.

- Acomodação: transformação e ampliação dos esquemas cognitivos já interiorizados.

- Adaptação: Ocorre a partir de assimilações e acomodações constantes, que desencadeiam uma restruturação de todos os esquemas já construídos.

- Equilibração: É processo que faz os esquemas de adaptação gerar significado para o sujeito. O que foi adaptado passa a ser compreendido.


Havendo interesse, a equilibração acontece mais efetivamente, porém, não pra sempre! A cada nova aprendizagem, os processos de assimilação e acomodação produzirão uma desequilibração, que rearrumará todo o esquema. Logo, todo o aprendizado é transitório e é modificado a cada novo objeto aprendido.

2 comentários:

Anônimo disse...

Andréia, adorei sua iniciativa. Quero ingressar nesse mercado e fiquei maravilhada com as informações postadas. Abraço e parabéns!!!!!

regina
reginacl@gmail.com

Mariana Freire Cabral disse...

É... Tem que ter muita disciplina e consciência de que será por sua conta quando decide estudar a distância.