quarta-feira, 20 de junho de 2012

Um pouco de história

O que se fala hoje em dia é: "EAD deixou de ser o futuro, já é o presente!", "O crescimento da educação a distância mais que dobra todo ano", "A regulamentação da EAD não acompanha seu crescimento", ...

Mas e como tudo começou? Ou, aprofundando, como tudo começou no Brasil?

No início de tudo, lá pelo século 18, a pólvora da educação foi descoberta no Brasil. Em um país com território de tamanho continental e com uma enorme massa trabalhadora sem instrução, a educação era um problema gigantesco (muito pior do que é hoje).

Nesse cenário, surgiu o ensino profissionalizante à correspondência, que permitia que as camadas sociais menos privilegiadas pudessem participar, de alguma forma, do sistema formal de ensino. Além do profissinalizante, também eram "ministradas" aulas de educação básica.

Só que havia um problema: a modalidade ficou marginalizada no país. O preconceito dizia que Educação à Distância era para pobres e ponto.

As coisas começaram a mudar quando, em 1970, foi criada a OpenUniversity, em Londres, que exportava seus cursos. Então, eles começaram a deixar de ser "cursos para povão".

Por todo mundo começaram a surgir teorias sobre EAD, como a Teoria da Autonomia (trata a independência do aluno como componente essencial da modalidade ensino), Teoria da Industrialização (trata a modalidade como uma educação industrializada, impessoal) e a Teoria da Interação e Comunicação (que vê a EAD como proporcionadora de oportunidades de aprendizagem). São muitas teorias, muitos conceitos e pouco consenso. Cada um tem sua verdade e cada instituição aproveita como pode o que se tem disponível.

O importante é que a modalidade de ensino a distância trouxe para o Brasil a possibilidade de expansão de horizontes, de forma que o nível de educação no país possa aumentar. Torcemos para que isso seja verdadeiro e que seja um crescimento exponencial!

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