sexta-feira, 8 de junho de 2012

Dá para avaliar alunos que estudam à distância?

Eu trabalho com Educação Corporativa e, em geral, as avaliações são o ponto-chave dos treinamentos pois dão aos gerentes um relatório cheio de números que ele vai precisar mostrar ao diretor, a uma auditoria, ou até ao presidente. Mas é importante lembrar que avaliar é um processo que gera muito mais que um relatório, pode gerar descontentamento e aborrecimento, se não for bem trabalhado.

Uma das grandes vantagens da EaD é a possibilidade de individualizar seu percurso de estudo. Se o aluno prefere começar pelo módulo 03, fazer o 02 e só então o módulo 01, ok. A responsabilidade é toda dele. Porém, para que ele não esteja totalmente sozinho nesse caminho, o professor precisa atuar como mediador, mesmo que não esteja presente, de fato, enquanto o curso acontece. Isso significa que o responsável pelo curso/treinamento precisa pensar o treinamento como um todo e não somente o conteúdo formal. A própria avaliação precisa passar por um questionamento de objetivos antes de ser passada aos alunos.

Não vou entrar em detalhes sobre esse assunto agora, mas existem 2 formas interessantes de avaliar, e o professor precisa estar atento a qual das formas se encaixa melhor ao seu público e ao objetivo do seu curso ou treinamento. São elas:
Avaliação somativa: É a avaliação tradicional. Contabiliza o quanto aluno aprendeu pelo número de acertos e erros ele teve em questionários e trabalhos. Esse tipo de avaliação classifica os alunos em aptos e inaptos, ou, pode ser usada como mecanismo de rankeamento para premiações.

Avaliação formativa: Procura conhecer como e o que o aluno está aprendendo buscando que ele se aperfeiçoe. Esse tipo de avaliação não leva em conta o certo ou o errado, mas deixa o aluno decidir o que é o que. É uma lapidação dos caminhos para dar a direção, mas sem podar ou acusar o aluno com certos e errados.

Agora, talvez mais importante que avaliar em si, seja deixar o aluno ciente de como ele vai ser avaliado. Um contrato de aprendizagem, no início de cada curso/treinamento é uma forma de deixar essas "regras" bem claras. E quais devem ser as clausulas desse contrato? Devem ser coisas simples:
- Como vai funcionar a aula
- Quais são os critérios de avaliação
- Quantas provas/trabalhos estão planejados
- Quais os papéis serão desempenhados por alunos, professores, tutores, suporte, etc

A importância desse tipo de documento é na dimensão psicológica, mas traz para a vida prática clareza nos processos, tranquilizando os alunos, e dando condições de ser justos aos professores.

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