sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Podcasts na Educação à Distância

O termo "Podcast" surgiu em 2004, alcunhado por um DJ e um jornalista (Adam Curry e Dannie Gregoire, respectivamente). O nome se refere a publicação de conteúdos de áudio online, e ganhou dimensão rapidamente na Web, culminando na criação de rádios online.

A publicação de podcasts é praticamente tão simples quanto a publicação de um post em um blog, mas sua vantagem é que o arquivo, em formato MP3, pode ser baixado e ouvido através de mp3 players, ipods e rádios em geral.

A utilização de PodCasts na Educação à Distância é uma das potencialidades trazidas pela Web 2.0 ao aprendizado. A ferramenta é bastante atrativa aos alunos por não precisarem necessariamente estar na plataforma para estudarem o conteúdo.

Outra utilização interessante é o próprio aluno produzir um podcast e disponibilizar para os colegas. Esse podcast pode ser desde sua apresentação para o grupo, até a apresentação de um trabalho de forma oral.

Como em todas as ferramentas da Web 2.0, a utilização do podcast na EaD depende de somente uma coisa: A CRIATIVIDADE DO PROFESSOR!

Um comentário:

Mariana Freire Cabral disse...

Gosto de utilizar podcasts de cursos que eu não frequento. Calma, eu explico isso. Há áudios e vídeos de cursos da Yale disponível em alguns sites de compartilhamento. Não estudo lá (quem me dera!), mas é muito bom ouvir as aulas sobre Teoria Literária e Análise do Discurso. São excelentes!! E a gente pode colocar no iPod e mandar ver enquanto tá no ônibus, indo trabalhar.