Muitas plataformas de EaD possuem ferramentas similares às encontradas na Web, neste caso, utilizar-se das ferramentas internas é bastante mais confortável tanto para o professor quanto para o aluno. Porém, em algumas plataformas, as ferramentas não estão disponíveis, ou, possui algumas ferramentas e outras não. Nesses casos, vale a pena utilizar ferramentas fora plataforma?
O intuito principal é fazer com que o aluno aprenda, portanto, acredito ser válida a utlilização.
"É importante educar para a autonomia, para que cada um encontre o seu próprio ritmo de aprendizagem e, ao mesmo tempo, é importante educar para a cooperação, para aprender em grupo, para intercambiar idéias, participar de projetos, realizar pesquisas em conjunto" José Manuel Moran, no artigo Novas tecnologias e o reencantamento do mundo.
Utilizar as ferramentas da Web 2.0 desenvolve não só as competências relacionadas a disciplina/curso, mas prepara os alunos para serem cidadãos conscientes em uma sociedade que está em constante e permanente expansão. Fazendo isso também fora da plataforma, os trabalhos ficarão sempre disponíveis, mesmo depois do encerramento das aulas, e poderão ser visualizados no futuro.
Obviamente, não defendo o fim das plataformas, nem o uso displicente delas. Mas em toda plafarma EaD, existem gaps que podem ser preenchidos facilmente através de ferramentas 2.0. Então, por que não fazer?
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