terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Del.icio.us

A ferramenta foi desenvolvida por Joshua Schachter em 2003. Ela permite o armazenamento de Favoritos fora da estrutura do navegador. Vantagem? Você pode acessar seus sites favoritos de qualquer computador! Bastando acessar sua conta no Del.icio.us.

Existem outras ferramentas com a mesma função. Eu, particularmente, guardo meus Favoritos na Barra de Ferramentas do Google. É mais prático pois não preciso acessar um site para entrar na conta e enquanto navego posso, a um clique, escolher um favorito para visitar. Essa barra, apesar de ótima para uso pessoal, mas não possui ferramentas de interação como o Del.icio.us.

No del.icio.us é possível:
- Compartilhar seus Favoritos
- Visualizar favoritos públicos
- Guardar favoritos separados por tags
- Adicionar pessoas a sua rede de compartilhamento
- Visualizar últimas ações de compartilhamento de seu grupo

A ferramenta pode ser útil em algumas situações de um curso à distância. Por exemplo, o professor pode criar uma conta e adicionar nos Favoritos páginas que devem ser visitadas. Ao longo do curso, ele pode continuar adicionando páginas, e os próprios alunos também podem fazê-lo. Dessa forma, a pesquisa e o conhecimento são compartilhados com todos.

Um comentário:

Mariana Freire Cabral disse...

Sim. Parece-me uma boa ferramenta! Assim, o professor nçao precisa ficar mandando vários e-mails para os alunos com links para eles acessarem. Boa, colega!