terça-feira, 16 de novembro de 2010

YouTube

O Youtube surgiu em 2005, criado por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karin, possibilitando a partilha de vídeos.

Em 2006, o Youtube foi comprado pelo Google e eleito pela revista Time, a melhor invenção do ano. A eleição causou muita polêmica pois a disponibilização de vídeos já existia e por isso, a ferramenta não deveria ter sido encarada como invenção, mas como adapatação.

Hoje em dia, o Youtube é uma febre entre os jovens, mas ainda é tido mais para diversão que para aprendizagem. Para mudar isso, o professor deve se apropriar das mídias para poder alcançar seus alunos. A utilização da ferramenta traz como fruto a interação que enriquece os ambientes de aprendizagem, tornando-os atrativos e agradáveis.

Na cabeça dos alunos, o momento do vídeo é entretenimento. E aproveitando esse momento em que ele "baixa a guarda", o professor pode transmitir informações ilustradas com imagens e sons.

Como envolver os alunos nos vídeos?
Basta os tornar autores ou co-autores no processo de criação, conseguindo um envolvimento ativo do aluno em prol de sua própria aprendizagem. Quando a experiência de produção é posta nas mãos do aluno, ele se vê envolvido com pesquisa, auto-avaliação, colaboração e produção de um produto coletivo.

Cabe ao professor definir como o vídeo será inserido na dinâmica da aula/curso:
  • O professor pode chamar os alunos a produzirem e publicarem vídeos sobre algum conteúdo.
  • O professor pode publicar vídeos ilustrativos sobre o assunto estudado.
  • O professor pode indicar vídeos de outros autores sobre o assunto.
  • O professor pode pedir que os alunos pesquisem vídeos e disponibilizem os links em um fórum.

As possibilidades são infinitas, mas, novamente, como nas estratégias de utilização dos blogs, o professor é peça fundamental para que a ferramenta seja bem utilizada e alcance as metas pré-propostas.

Teachertube
É uma espécie de Youtube para um público restrito ao ensino/educação. Foi lançado em 2007 para que professores, educadores e escolas se servissem das potencialidades pedagógicas uns dos outros.

Um comentário:

Mariana Freire Cabral disse...

Quem utiliza a internet para trabalhar (dar aula, ou estudar), precisa estar ciente do que existe nela, como as redes sociais e os sites de partilhamento de mídia mais utilizados. O YouTube é muito bom. Como já comentei antes, assisto aulas de universidades que eu nem frequento pelo YouTube. Por que não assistir da instituição que eu frequento?