sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Blogs

Os blogs, ou Weblogs, foram criados na década de 1990 por Jorn Barger. A ferramenta consiste em uma página em que as informações são organizadas da mais nova para a mais antiga, com apontadores para outros sites. Os blogs podem ser facilmente atualizados por alguém que não tenha grandes conhecimentos de informática, com textos, imagens, vídeos, etc.

De acordo com Orihuela, autor especializado na ferramenta, os blogs têm 3 vantanges:
- A facilidade de criação e edição
- A facilidade de o leitor se centrar no conteúdo, por conta do tipo de interface
- A existência de funcionalidades como comentários, arquivos...

Em 2005 ocorreu a blogmania, quando, por dia, eram criados aproximadamente 10 mil novos blogs. Hoje em dia, a ferramenta evoluiu:
- Fotolog: blog de fotos
- Vídeolog: blog de vídeos
- Moblog: blogs móveis (para celular)

Mas o que é pensado sobre blog dentro da educação?
"Se há alguma área onde os weblogs podem ser utilizados como ferramenta de comunicação e de troca de experiências com excelentes resultados, essa área é sem dúvida, a da educação" Barbosa & Granado (2005)

O blog pode "funcionar como caderno, portifólio, apoio à disciplina, também pode ser usado para disponibilizar pequenos sites com WebQuest e Caça ao Tesouro, que são atividades orientadas para a pesquisa na Web" Carvalho (2006)

Com o blog "os textos ficam acessíveis ao professor e aos colegas, que os podem ler, comentar, avaliar e sugerir ligações para sites pertinentes sobre os assuntos abordados" Cruz (2007)

Possibilidades de uso de um blog
- Professor - aluno
Professor publica textos que os alunos devem comentar.
Professor publica imagens que complementem um texto disponibilizado
Professor pode lançar desafios

- Aluno
Professor pede que cada aluno leia um determinado capítulo e publique o resumo no blog
Aluno escreve sobre sua trajetória de aprendizagem a cada módulo de estudo - só professor acompanha

Para os blogs serem usados na educação, é imprescíndivel que haja foco e direcionamento. Não adianta mandar cada aluno montar um blog e a tarefa acabar por aí. Também não adianta o professor criar um blog e despejar material nele. É preciso incentivar o uso. É preciso incentivar a visitação. É preciso montar conteúdos interessantes. É preciso dar sugestões interessantes de uso e publicação.

Como em uma sala de aula tradicional, para uma ferramenta ser bem utilizada pelo bem da aprendizagem, é preciso a presença do professor como mediador, incentivador e direcionador.

Um comentário:

Mariana Freire Cabral disse...

Quando eu cursava Jornalismo, meu professor de Jornalismo Online nos pediu para criar um blog. Me empolguei toda e criei um comentando as ações realizadas em Brasília na semana, comentários sobre o que os governadores tinham feito naquela semana. Ele nem chegou a olhar e, só de eu ter dito que tinha feito, já me deu nota. Me senti meio desvalorizada e nem continuei com o site (que era a minha intenção de início).
Tem que haver um incentivo mesmo.